Educação do Campo na Comunidade Fechadinha em Serra do Ramalho - Bahia: Diálogo entre Escola e Comunidade

Autores

  • Romário Pereira Carvalho UESB
  • Odair Ledo Neves Prefeitura Municipal de Serra do Ramalho
  • Rodrigo Guedes de Araújo UNEB - Campus XVII

Palavras-chave:

Educação do Campo. Diálogo. Escola e Comunidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a Educação do Campo na comunidade Fechadinha e o diálogo entre escola e comunidade. Para tanto, partimos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, em que realizamos pesquisa de campo e o uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: observação e entrevista com dois professores e uma moradora da comunidade Fechadinha. Os resultados evidenciam que a Educação do Campo, presente na escola pesquisada, ainda está fragilizada, não conseguiu firmar uma identidade própria e a valorização cultural dos sujeitos do campo, na maioria das vezes, acaba reproduzindo um ensino excludente e seletivo, um currículo urbano no campo. Assim sendo, são muitos os desafios a serem enfrentados pelas escolas do campo, aqui permite apontar a formação de professores e a construção de um projeto de educação vinculado às causas, aos desafios, aos sonhos, à história e à cultura dos sujeitos que demandam por uma Educação do Campo.  

Biografias Autor

Romário Pereira Carvalho, UESB

Mestrando pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, no curso de pós Graduação em nível de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGEn), estudos sob Linha de Pesquisa Ensino, Linguagens e Diversidades. Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XVII Bom jesus da Lapa.

Odair Ledo Neves , Prefeitura Municipal de Serra do Ramalho

Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade do Estado da Bahia ( UNEB). Especialista em Desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão Pública (Uneb). Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Infantil e Séries Iniciais. Graduado em Pedagogia (Uneb). Licenciado em Letras (UnB). Professor no município de Serra do Ramalho-BA.

Rodrigo Guedes de Araújo, UNEB - Campus XVII

Graduado em Pedagogia da Terra pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/2010). Especialista em Direitos Sociais do Campo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (UNEB/MPEJA/2016). Atualmente professor substituto da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII.

Publicado

2021-04-17