Edições anteriores

  • Diálogos entre Educação, Sociedade, Linguagens e Meio Ambiente
    v. 1 n. 1 (2021)

    O Comitê Editorial da Revista Velho Chico divulga o v.1.n.1 do periódico. Trata-se de uma coletânea de artigos científicos inéditos e originais que contemplam o escopo do periódico, sendo produto de estudos teóricos e pesquisas concluídas em educação, linguagens, sociedade e meio ambiente, inseridas nas linhas de conhecimento: Educação, trabalho e movimentos sociais; Sociedade, território e cultura; Processos Pedagógicos, práticas educativas e aprendizagem; Linguagens; Meio ambiente e sustentabilidade. 

  • Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão na contemporaneidade: experiências construídas em tempos de pandemia
    v. 1 n. 2 (2021)

    Conscientes de que o tempo e o espaço de produção e compartilhamento de saberes estão sendo impactados pela pandemia da Covid-19, essa edição será composta pelos seguintes eixos: Gerência dos novos espaços formativos; Educação e coexistência; As práticas pedagógicas no contexto pandêmico; A gestão, a pesquisa e a extensão; A educação como experiência problematizadora; A pesquisa e a extensão como eixo integrador, dialógico e interdisciplinar. Ao todo, são 12 trabalhos, resultantes de pesquisas de campo, pesquisas bibliográficas ou relatos de experiência. Tratam-se de discussões estritamente relacionadas ao cotidiano acadêmico, e que entrelaçam as diversas áreas do conhecimento, tendo como eixo articulados o ensino, a pesquisa e a extensão.

  • Educação, Ciência e Tecnologia como estratégias para o desenvolvimento do semiárido
    v. 2 n. 1 (2022)

    Este número é composto por publicações de Resumos Expandidos resultantes das submissões do III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa, realizado no período de 29/11 a 02/12/2022.

    A coletânea foi organizada em torno da temática central do evento, sendo este número denominado de “Educação, Ciência e Tecnologia como estratégias para o desenvolvimento do semiárido”. Os trabalhos de natureza multidisciplinar estão organizados nas seguintes áreas: Ciências da Natureza e Exatas; Ciências da Terra e Exatas; Ciências Humanas, Sociais, Linguística, Letras e Artes. Tratam-se de artefatos resultantes de experiências acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, de natureza bibliográfica e/ou experimental, desenvolvidos por profissionais da educação e da ciências em geral, envolvendo acadêmicos e pesquisadores em geral.