Educação do Campo na Comunidade Fechadinha em Serra do Ramalho - Bahia: Diálogo entre Escola e Comunidade
Palabras clave:
Educação do Campo. Diálogo. Escola e ComunidadeResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar a Educação do Campo na comunidade Fechadinha e o diálogo entre escola e comunidade. Para tanto, partimos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, em que realizamos pesquisa de campo e o uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: observação e entrevista com dois professores e uma moradora da comunidade Fechadinha. Os resultados evidenciam que a Educação do Campo, presente na escola pesquisada, ainda está fragilizada, não conseguiu firmar uma identidade própria e a valorização cultural dos sujeitos do campo, na maioria das vezes, acaba reproduzindo um ensino excludente e seletivo, um currículo urbano no campo. Assim sendo, são muitos os desafios a serem enfrentados pelas escolas do campo, aqui permite apontar a formação de professores e a construção de um projeto de educação vinculado às causas, aos desafios, aos sonhos, à história e à cultura dos sujeitos que demandam por uma Educação do Campo.