Avaliação classificatória das aprendizagens:
na contramão dos novos paradigmas educacionais
Palabras clave:
Avaliações das aprendizagens; Alunos, Paradigmas.Resumen
As avaliações das aprendizagens são elementos de grande relevância
para o sistema educacional. Todavia, a sua prática meramente classificatória
persiste no meio educacional, sendo ela questionada e considerada distante dos
novos paradigmas educacionais. Assim, o presente trabalho tem por objetivos:
analisar as principais percepções sobre as avaliações das aprendizagens; e, citar os
principais problemas causados pelas avaliações classificatórias aos alunos. Este é
um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, por meio
do qual analisamos os principais entendimentos dos autores listados para este
trabalho sobre as avaliações. Então, os dados analisados são oriundos de livros,
teses, dissertação e artigos, através dos quais se detectou, que as avaliações são
elementos essenciais ao meio educativo, mas a sua prática classificatória é danosa
ao meio educacional, pois, causa males como: efeitos psicológicos, exclusão,
descriminação de gênero e insuficiência na melhoria do processo de ensinoaprendizagem. Portanto, é necessário que os sistemas educacionais se adequem
aos novos paradigmas avaliativos, dentre os quais se destacam as avaliações
diagnósticas e as formativas. Tais modalidades avaliativas são essenciais para a
melhoria da educação pública brasileira.