Avaliação classificatória das aprendizagens:

na contramão dos novos paradigmas educacionais

Authors

  • Arilton Galvão Pimentel Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Keywords:

Avaliações das aprendizagens; Alunos, Paradigmas.

Abstract

 As avaliações das aprendizagens são elementos de grande relevância
para o sistema educacional. Todavia, a sua prática meramente classificatória
persiste no meio educacional, sendo ela questionada e considerada distante dos
novos paradigmas educacionais. Assim, o presente trabalho tem por objetivos:
analisar as principais percepções sobre as avaliações das aprendizagens; e, citar os
principais problemas causados pelas avaliações classificatórias aos alunos. Este é
um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, por meio
do qual analisamos os principais entendimentos dos autores listados para este
trabalho sobre as avaliações. Então, os dados analisados são oriundos de livros,
teses, dissertação e artigos, através dos quais se detectou, que as avaliações são
elementos essenciais ao meio educativo, mas a sua prática classificatória é danosa
ao meio educacional, pois, causa males como: efeitos psicológicos, exclusão,
descriminação de gênero e insuficiência na melhoria do processo de ensinoaprendizagem. Portanto, é necessário que os sistemas educacionais se adequem
aos novos paradigmas avaliativos, dentre os quais se destacam as avaliações
diagnósticas e as formativas. Tais modalidades avaliativas são essenciais para a
melhoria da educação pública brasileira.

Author Biography

Arilton Galvão Pimentel, Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Graduado em História, pela Faculdade de Tecnologia e Ciência- FTC, 2011. Graduação em Pedagogia, pela Faculdade Integrada de Araguatins – FAIARA, 2018. Especialização em Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC, 2012. Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade Autônoma de Assunção- UAA, 2016. E-mail: Arilton52@hotmail.com

Published

2021-10-30