Associativismo e educação: um novo conceito de educar e emancipar os associados da APAB
Palavras-chave:
Práticas Educativas; Saber Popular; Classe Trabalhadora.Resumo
O presente artigo é resultado de um recorte da pesquisa de Mestrado
realizada entre os anos de 2018/2019 pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd-UESB. Quanto
ao local da pesquisa, ocorreu na Associação dos pequenos Produtores Rurais de
Pau Branco - APAB, situada no município de Riacho de Santana, Bahia. Os
objetivos da pesquisa se nortearam em investigar as práticas educativas, o trabalho
em grupos e as relações de organicidade dos sujeitos na APAB. O método utilizado
foi o Materialismo Histórico Dialético e os instrumentos de coleta de dados foram
através análise documental (Ata e Estatuto) da APAB. Foi constatado mediante às
análises documentais, a construção do saber coletivo/cooperativo na perspectiva do
trabalho a partir de produção de bolos, doces e o cultivo de hortaliças altamente
sustentáveis e agroecológicos. Foi possível aferir a relevância e as finalidades da
educação na APAB e analisar tanto os tipos de ações educativas formais/informais
por essa associação, quanto a educação que acontecia no bojo da cultura
associativa. Concluímos que o processo educativo é fundamental na formação
desses associados, não exatamente como predominância de uma educação
escolarizada, mas sim de uma experiência educativa relativamente autônoma e
emancipada, quando tomamos como referência o Estado e a forma escolar
hegemônica - o que estamos chamando de educar-se das classes trabalhadoras.