A educação inclusiva e o atual contexto de pandemia
Palavras-chave:
Aulas Remotas; Tecnologias Digitais; Minimizar impactos; Contexto pandêmico.Resumo
O presente artigo tem por objetivo geral analisar a educação inclusiva e o
atual contexto de pandemia e específicos entender o que é educação inclusiva,
identificar quais impactos o contexto de pandemia trouxe para a educação inclusiva.
A questão que norteou este trabalho foi, qual a situação da educação inclusiva no
contexto atual de pandemia? Neste sentido, realizou-se uma revisão de literatura,
com abordagem qualitativa e apoio de suportes teórico importantes que apresenta o
conceito de educação inclusiva, direito à educação igualitária em tempos de
pandemia, bem como os desafios, possibilidades, perspectivas no Brasil e mídias na
educação: práticas formativas, trabalho docente, educação e tecnologias em tempos
de pandemia no Brasil. As considerações apontam que a pandemia acarretou
mudanças urgentes e significativas através do uso das tecnologias digitais, na
condução da educação inclusiva e faz-se necessário políticas públicas educacionais
que contemplem os diferentes contextos, com ou sem crise, de forma que venham
minimizar o aumento dos excluídos devido ao contexto atual de pandemia, haja vista
a educação ser um direito de todos sem acepção.