A educação inclusiva e o atual contexto de pandemia

Autores

  • Sinara Oliveira dos Santos Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS
  • Monica Lima dos Santos Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS
  • Teomaria Santos da Silva Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS.

Palavras-chave:

Aulas Remotas; Tecnologias Digitais; Minimizar impactos; Contexto pandêmico.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral analisar a educação inclusiva e o
atual contexto de pandemia e específicos entender o que é educação inclusiva,
identificar quais impactos o contexto de pandemia trouxe para a educação inclusiva.
A questão que norteou este trabalho foi, qual a situação da educação inclusiva no
contexto atual de pandemia? Neste sentido, realizou-se uma revisão de literatura,
com abordagem qualitativa e apoio de suportes teórico importantes que apresenta o
conceito de educação inclusiva, direito à educação igualitária em tempos de
pandemia, bem como os desafios, possibilidades, perspectivas no Brasil e mídias na
educação: práticas formativas, trabalho docente, educação e tecnologias em tempos
de pandemia no Brasil. As considerações apontam que a pandemia acarretou
mudanças urgentes e significativas através do uso das tecnologias digitais, na
condução da educação inclusiva e faz-se necessário políticas públicas educacionais
que contemplem os diferentes contextos, com ou sem crise, de forma que venham
minimizar o aumento dos excluídos devido ao contexto atual de pandemia, haja vista
a educação ser um direito de todos sem acepção.

Biografias Autor

Sinara Oliveira dos Santos, Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2013). Especialização em Docência do Ensino Superior pela UNIFACS Universidade de Salvador (2015). Especialização em Educação Pobreza e Desigualdades Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2017).  Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade da Região Serrana- FARESE (2021). Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS (em curso). E-mail: sinara.mu@hotmail.com

Monica Lima dos Santos, Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS

Graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais (Fundamental – I) pela Faculdade Social da Bahia – FSBA (2007). Especialização em Gestão Educacional Integrada: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção pelo Centro de Estudos em Pós Graduação - CESAP (2016). Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade da Região Serrana- FARESE (2021). Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS (em curso). E-mail: moniquita.l@bol.com.br

Teomaria Santos da Silva, Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS.

Graduada em Licenciatura em Pedagogia Habilitação em séries Iniciais do Ensino Fundamental pela universidade Estadual da Bahia - UNEB (2008) Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Bahia- UFBA ((2017). Especialização em Estudos Interdisciplinar Sobre Educação Básica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA  (2013). Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS (em curso). E-mail: teo.rjn@gmail.com

Publicado

2021-10-30