Literatura infantil como mediadora da construção de conhecimento no espaço social da colônia de pescadores

Autores

  • Sandra Nogueira Flores INSTITUTO FEDERAL BAIANO
  • Inaiara Alves Rolim UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
  • Joseane Benevides UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Palavras-chave:

Educação Não Formal. Ação Educativa. Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este artigo apresenta as reflexões sobre uma pesquisa realizada na colônia de pescadores de Bom Jesus da Lapa, mediada por atividades de leituras com crianças, filhas de pescadores associados à colônia, cujo objetivo foi analisar como o pedagogo poderia atuar em espaços não formais. A metodologia se baseou em princípios da abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação. Para a coleta de informações, utilizamos alguns instrumentos, como observação, entrevista semiestruturada e realização de oficinas. Os resultados indicam que o trabalho constante da literatura infantil no cotidiano de uma criança é fundamental para despertar seu interesse para o mundo da leitura. Os elementos, como foram abordados, possibilitaram a compreensão de como acontecem na prática às contribuições das narrativas literárias para o universo de aprendizagem da criança em espaços não formais.

Biografias Autor

Sandra Nogueira Flores, INSTITUTO FEDERAL BAIANO

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduada em Educação Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa-BA. Pós-graduada no curso de Especialização em Educação do Campo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa-BA. Graduanda do 8º semestre em Serviço Social na Faculdade Unopar Pitágoras. Graduanda em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Inaiara Alves Rolim, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Professora da Educação Básica e Coordenadora de Educação do Campo no Município de Serra do Ramalho/BA.

Joseane Benevides, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua como professora na Escola Presbiteriana de Bom Jesus da Lapa.

Publicado

2021-04-17