A contribuição de metodologias inovadoras para a construção do conhecimento matemático do educando nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O presente trabalho teve como principal objetivo compreender como as metodologias inovadoras podem ser inseridas dentro do contexto da escola pública, de modo a contribuir para a construção do conhecimento matemático pelo educando. Para alcançar os objetivos foi utilizada a pesquisa qualitativa em educação, tendo como estratégia o estudo de caso, além disso, foram realizadas entrevistas com uma professora e dez alunos no 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Bom Jesus da Lapa – BA, além de observação e registro escrito das aulas de matemática desenvolvidas na turma. Foram constatadas dificuldades para a inserção de metodologias inovadoras, por falta de cursos de formação, apoio e materiais disponíveis na unidade escolar, bem como, dificuldades de aprendizagem por negligenciarem a matemática nos anos iniciais. Contudo, com investimento em formações e apoio aos profissionais da educação será possível apresentar-lhes os novos métodos de ensino e inseri-los em sala de aula, objetivando melhorias na educação pública.