EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAETITÉ/BA

Autores

  • Analívia Lopes de Souza Universidade do Estado da Bahia- UNEB
  • Jéssica da Silva Almeida Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Caroline Nery Jezler Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Educação. Problemas ambientais. Instituições de ensino.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) tem grande importância por formar cidadãos conscientes com suas ações e preocupados com os problemas ambientais. Nas instituições de ensino, essa temática deve estar prevista no Projeto Político-Pedagógico (PPP), já que este é o documento norteador do trabalho institucional. Assim, objetivou-se analisar os PPPs de escolas de educação básica de Caetité-BA, nas diferentes etapas da educação. Para isso, as propostas de EA presentes nos PPPs de escolas de ensino fundamental e médio do município foram analisadas por meio de leitura dos documentos. Observou-se que a EA é abordada superficialmente, pois não foi constatado um plano concreto de abordagem e execução da temática na instituição, ou a EA não encontra-se inserida no PPP. Diante disso, a EA não é desenvolvida como esperado, com momentos de reflexão/conscientização ambiental e ações concentradas para que a geração futura possa ter um meio ambiente equilibrado e sustentável para a vida.

Biografias Autor

Analívia Lopes de Souza, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI - Caetité-BA. Bolsista do programa Residência Pedagógica (PRP). Ex-voluntária do Projeto de Extensão - "Educação ambiental na educação básica: análise do currículo e de práticas educacionais em sistemas escolares de Caetité-BA" . Ex-bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID). Foi monitora de ensino voluntária do Projeto de Reforço do Museu do Alto Sertão da Bahia - MASB (2022).

 

Jéssica da Silva Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas (DCH-VI). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Cultura das Infâncias (GEPCI - CNPQ). Bolsista do programa Residência Pedagógica (PRP). Ex-bolsista do Projeto de Extensão (Educação ambiental na educação básica: análise do currículo e de práticas educacionais em sistemas escolares de Caetité-BA). Ex-bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID). Foi monitora voluntária no Projeto Social: Bonequinha Preta (2019).

Caroline Nery Jezler, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Bióloga, professora Auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2010), mestra em Produção Vegetal pela UESC (2012), doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2016), licenciada pela Faculdade Integrada de Araguatins - Faiara (2016) e especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Única de Ipatinga (2020). Foi docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Guanambi, como professora substituta de 2016 a 2018. Posteriormente, atuou como professora substituta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI - Caetité-BA de 2018 a 2022. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal. Atua nos seguintes temas: Educação Ambiental, Anatomia Vegetal, plantas medicinais, estruturas secretoras, óleos essenciais e etnobotânica.

Publicado

2023-03-08