Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

 DIRETRIZES DE AUTORES

 DA REVISTA VELHO CHICO

 A Revista Velho Chico é uma publicação multidisciplinar, semestral, de veiculação online e que publica trabalhos originais, de revisão, relatos de experiências ou resultado de pesquisas científicas. Os trabalhos são publicados no site da revista, por meio do qual a comunidade poderá efetuar o download.

DO RIGOR CIENTÍFICO DOS TRABALHOS

Os trabalhos a serem submetidos deverão denotar relevância científica, correção da linguagem, boa apresentação geral, adequabilidade às normas e à política editorial e não devem ter sido submetidos a outros periódicos nacionais ou internacionais, bem como publicados em livros, anais de eventos ou quaisquer meios que exponham publicamente partes ou conteúdo integral dos escritos. A política de combate ao plágio será uma prática constante da equipe editorial.

SUBMISSÕES

As submissões ocorrerão na forma online, a partir de credenciamento prévio no sistema. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

ARTIGOS ORIGINAIS RESULTANTES DE PESQUISAS ACADÊMICAS

 São relatos de trabalhos originais, destinados à divulgação de resultados de pesquisas inéditas, de temas relevantes para a área pesquisada e apresentados com uma estrutura constituída de: Título (com versão em inglês), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key words, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. O artigo deve apresentar no mínimo 8 e no máximo 15 páginas, incluindo tabelas e ilustrações. As páginas destinadas às referências não são computadas neste quantitativo, entretanto, não devem ser incluídas referências não utilizadas.

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ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA

Estes trabalhos são compostos de uma síntese crítica de conhecimentos disponíveis sobre o tema, com análise da literatura consultada e conclusões. Deve-se apresentar os aspectos metodológicos ligados à análise empreendida. Do ponto de vista estrutural, deverá apresentar no mínimo 8 e no máximo 15 páginas, incluindo tabelas e ilustrações e deve conter as seções: Título (com sua versão em inglês), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key words, Introdução, Revisão da literatura, Considerações finais ou Conclusões e Referências.  As páginas destinadas às referências não são computadas neste quantitativo, entretanto, não devem ser incluídas referências não utilizadas.

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RESENHAS CRÍTICAS DE OBRAS CIENTÍFICAS

Estes trabalhos são compostos de uma resenha crítica acerca de obras completas, atuais, publicadas nos últimos 3 anos, dentro de uma das áreas contempladas na edição da revista. Do ponto de vista estrutural, deverá apresentar no mínimo 4 e no máximo 08 páginas, incluindo: Título da resenha (com sua versão em inglês), palavras-chave, Key-words, referência bibliográfica da obra (com o número da edição), parte textual, contemplando contextualização do autor, síntese, apreciação crítica e recomendação da obra.  Possíveis referências bibliográficas (para além da obra principal) deverão ser listadas ao final do trabalho. As páginas destinadas às referências não são computadas neste quantitativo, entretanto, não devem ser incluídas referências não utilizadas.

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RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Estes trabalhos são compostos de relatos de experiências ligadas ao ensino, à pesquisa, à extensão ou atividades relacionadas. Do ponto de vista estrutural, deverá apresentar no mínimo 8 e no máximo 12 páginas, incluindo tabelas e ilustrações e deve conter as seções: Título (com sua versão em inglês), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key words, Introdução, desenvolvimento/metodologia, discussão dos resultados, Considerações finais ou Conclusões e Referências.  As páginas destinadas às referências não são computadas neste quantitativo, entretanto, não devem ser incluídas referências não utilizadas.

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DO PROCESSO DE EDIÇÃO

Os editores poderão efetuar alterações e/ou cortes nos originais recebidos para adequá-los às normas da revista, mantendo estilo e conteúdo. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os trabalhos serão avaliados primeiramente pelo Editor Científico quanto ao cumprimento das normas de publicação. Em caso de inadequação, serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação de mérito.

Os trabalhos serão analisados por dois pareceristas. A aprovação dos trabalhos será baseada no conteúdo científico e no formato. O corpo editorial possui plena autonomia para avaliar o mérito dos trabalhos e decidir sobre a conveniência de suas publicações com ou sem alterações. Podendo inclusive, devolvê-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas as alterações necessárias. Os autores deverão obedecer aos prazos estabelecidos pela respectiva chamada.

DA AUTORIA DOS TRABALHOS

O sigilo de identidade dos autores e revisores será mantido durante todo o processo. Então, na primeira versão do trabalho submetido, os nomes dos autores e a nota de rodapé deverão ser omitidos. O trabalho que apresentar mais de quatro autores não terá a sua submissão aceita pela Revista Velho Chico, salvo quando comprovada a realização da pesquisa em mais de uma região. Não serão permitidas mudanças nos nomes de autores após a submissão do trabalho. Devem ser citados como autores somente aqueles que participaram efetivamente do trabalho, para que possam ter responsabilidade pública pelo seu conteúdo. A submissão deverá ser realizada por apenas um autor, que informará quais são os demais autores e um endereço de e-mail para correspondência. Dentre os autores deve haver ao menos um pós-graduado (especialização, mestrado ou doutorado).

Somente na versão final o trabalho deverá conter o nome de todos os autores com identificação em nota de rodapé.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO

Os trabalhos devem ser digitados no Word, fonte Arial, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 e todas as margens devem ter 3 cm. O trabalho deve ser paginado, com números arábicos colocados no canto superior direito da página e as linhas devem ser numeradas de forma contínua. Os títulos das seções do corpo do texto (por exemplo: INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, etc) devem ser escritos em caixa alta, em negrito, seguindo as normas da ABNT para numeração progressiva. O texto deve ser justificado e o recuo do parágrafo de 1,25 cm. Os artigos devem ser organizados de acordo com a seguinte ordem:

Título: Deve ser escrito apenas com a inicial maiúscula, centralizado, em negrito e deve conter no máximo 20 palavras.  O título do artigo deve ser escrito em português e ter sua respectiva versão no idioma inglês;

Autores: Os nomes dos autores devem estar apenas na versão final do artigo e serem escritos sem abreviaturas. Deverão vir abaixo do título centralizados na linha, somente com a primeira letra de cada nome maiúscula, um após outro e separados por vírgula. As notas de rodapé devem estar na primeira página e indicar, de cada autor, afiliação completa (departamento, centro, instituição, cidade, estado e país) e endereço eletrônico. O autor de correspondência deve ser identificado por um "*".

RESUMO: Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único e justificado. Para os artigos originais, os resumos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Para as demais modalidades de trabalhos, o formato dos resumos deve ser o narrativo. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra Resumo.

Palavras-chave: Incluir de três a seis palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho, escolhidas, preferencialmente, em vocabulário controlado, separadas entre si por ponto e vírgula e não devem estar presentes no título do trabalho. A expressão palavras-chave deve ser escrita em caixa baixa, negrito e seguida de dois pontos.

ABSTRACT e Key words: Apresentar o resumo e as palavras-chave em inglês.

Parte textual dos trabalhos - O corpo do trabalho deverá ser dividido nas seções indicadas para cada modalidade. Antes das referências, os autores devem explicitar se o trabalho foi financiado, se é resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Os trabalhos com seres humanos devem respeitar os critérios éticos. Para tanto, os autores devem explicitar neste item que o trabalho ocorreu dentro dos padrões exigidos pela declaração de Helsinki e aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizado, com citação do número e ano do processo. Trabalhos envolvendo animais devem ter tido prévia aprovação dos comitês de ética no uso de animais. Para trabalhos envolvendo comunidades tradicionais, é necessário o cadastro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). Essas últimas orientações não se aplicam às resenhas críticas e artigos de revisão de literatura.

Tabelas - As tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com Word e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. O título deve estar na parte superior e fonte na parte inferior das tabelas. As tabelas devem ser mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observa-se... ou (Tabela 1). As tabelas devem ser inseridas logo após a sua primeira citação no texto e seus dados não podem ser repetidos em gráficos. As tabelas devem possuir as bordas laterais abertas e não devem possuir linhas internas horizontais ou verticais.

Ilustrações - Os gráficos e figuras só devem ser utilizadas quando estritamente necessárias à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte superior e fonte na parte inferior. As normas para indicação das ilustrações no texto são as mesmas descritas para tabelas. Os gráficos e figuras devem ser inseridas logo após a sua primeira citação no texto. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e/ou ilustrações. Quando a ilustração já tenha sido publicada anteriormente, deverá apresentar dados sobre a fonte (autor, data e página) de onde foi consultada.

Referências - A formatação das referências deve seguir o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em “Regras Gerais de Apresentação” - NBR-6023, de 2018. As referências devem ser listadas em ordem alfabética.

Declaração de Direito Autoral - A Revista Velho Chico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os autores concordam que os direitos autorais referentes ao artigo, acima referenciado, se tornarão propriedade exclusiva da Revista Velho Chico, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada. As opiniões emitidas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores. Os autores declaram que o artigo submetido para publicação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou no meio eletrônico.

Aspectos gerais - Ressaltamos que só deverão ser submetidos manuscritos que estejam gramaticalmente revisados e estritamente de acordo com as normas para formatação, citações e referências estabelecidas nas instruções aos autores do periódico. A não observância a esses pontos ensejará uma rejeição na revisão de admissão.

Destacamos que constitui uma infração ética grave submeter um mesmo manuscrito a mais de um periódico ou enviá-lo a um novo periódico sem retirá-lo formalmente de algum outro em que o texto esteja sendo avaliado.

Caso deixe de atender a qualquer um desses requisitos, o original será recusado de imediato.

Política de Privacidade - Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

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