Educomunicação socioambiental e a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999)
Palabras clave:
Meio Ambiente; Formação Docente; Comunicação; Mídia.Resumen
As constantes transformações sociais e o avanço da tecnologia
influenciam o modo de interagir, pensar e agir dos indivíduos. Essas mudanças
estabelecem uma nova conduta no ambiente escolar, uma elevação no nível de
criticidade e reflexão sobre os conteúdos disseminados nas mídias digitais. Nesse
contexto, é imprescindível a capacitação docente para o uso dos recursos
tecnológicos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e a promoção da
interação para e com a comunidade escolar, principalmente no que concerne as
causas socioambientais, e a Educomunicação atua como uma ponte nesse
processo. O objetivo deste trabalho é realizar uma abordagem bibliográfica sobre
Educomunicação na perspectiva da Educomunicação Socioambiental, mídia–
educação e formação de professores, além disso, enfatiza sobre as leis que regem o
ensino e a implementação da Educação Ambiental no Brasil. A metodologia adotada
consistiu numa pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos e ações de
Educomunicação e sua relação com a Educação Ambiental. A literatura utilizada é
proveniente da base de dados da SciELO (Scientific Electronic Library Online) e
revistas científicas online da área de Comunicação, Educação e Educação
Ambiental. A busca foi feita a partir das combinações nas línguas portuguesa e
inglesa, das palavras “educomunicação”, “educomunicação socioambiental”,
“educação ambiental” e “formação docente”.