O Perfil dos professores de Ciências Naturais da rede municipal de Serra do Ramalho - Bahia
Palabras clave:
Formação continuada de professor, Ensino de Ciências, Aulas experimentais.Resumen
Os objetivos desse trabalho são traçar o perfil dos professores de Ciências Naturais do município de Serra do Ramalho - BA e apresentar as dificuldades enfrentadas por eles para realizar atividades práticas no Ensino de Ciências. Para isso, realizamos um encontro como os professores a fim de conhecer um pouco a realidade das escolas do município, apresentar a equipe e a proposta do projeto e aplicar um questionário semiestruturado. Dezenove professores participaram da pesquisa. Destes, nove possuem formação em Biologia, os demais possuem outra formação. A maioria (88%) dos respondentes leciona há mais de 10 anos. Entre os formados em Biologia 90% trabalham com Ciências Naturais há mais de quatro anos, entre aqueles que possuem outra formação o tempo de experiência com a disciplina, em geral, é menor. Apenas três docentes trabalham exclusivamente com Ciências Naturais. Entre as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes para realizar atividades práticas/experimentais de Ciências Naturais foram mencionadas: falta de laboratórios e recursos para aulas experimentais (15), falta de formação específica (3), falta de capacitação (2) e interesse dos estudantes (2). O perfil dos professores atuantes no município de Serra do Ramalho e o relato de suas dificuldades no trabalho com o Ensino de Ciências evidenciou a necessidade de realização de projetos voltados para os docentes a fim de possibilitar maior acesso a capacitação e qualificação desses profissionais.