E-commerce, pagamentos digitais e cédula de R$ 200: possíveis implicações durante e pós cenário pandêmico
Palabras clave:
compras virtuais, consumo, transações eletrônicas, papel-moedaResumen
O crescimento do e-commerce e dos pagamentos digitais tem resultado em profundas mudanças na forma de comercialização de produtos e serviços por parte da sociedade. Com as medidas que visam o combate à pandemia do novo Coronavírus, o processo de compras online foi intensificado e fortaleceu a tendência de redução do papel-moeda no momento de efetivação de compras. Entretanto, em meio a pandemia, o Banco Central do Brasil anunciou o lançamento da cédula de R$ 200. Diante disso, a presente pesquisa objetiva analisar o provável impacto econômico que essa nota gerará no contexto de ascensão do e-commerce e pagamentos digitais. Logo, foi preciso analisar os seguintes pontos: ascensão das transações digitais, o lançamento da nota no contexto pandêmico, existência de uma tendência mundial de redução do volume do papel-moeda e comportamento do Brasil e de outros países em relação a desmaterialização do dinheiro referente aos pagamentos eletrônicos existentes. Em seguida, a metodologia dessa pesquisa quanto aos fins caracteriza-se como descritiva e explicativa, quanto aos meios, é definida como bibliográfica e consequentemente qualitativa, levantando e agrupando informações que busquem compreender a problemática e seus efeitos. Como conclusão, apreendeu-se que o lançamento da nota de R$ 200 se deu por razões econômicas de impressão e incertezas quanto ao mercado econômico. Sendo assim, a nova cédula, aparentemente, não será fator preponderante na determinação da modalidade da transação comercial.