A história da educação profissional no Brasil sob a perspectiva teórica da decolonialidade

Autores/as

  • Fabrícia Pereira Nascimento Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Palabras clave:

Trabalho; Ensino Integrado; Colonialidade; Historiografia.

Resumen

À luz da contribuição teórica da decolonialidade, este artigo objetiva analisar a escrita da História da Educação Profissional no Brasil e as influências colonialistas presentes em sua estruturação. Para tanto, utiliza-se, metodologicamente, da revisão de literatura, contemplando as análises de importantes autores da temática, como Freire (1979), Ramos (2010, 2012), Antunes (2005), Kuenzer (1989, 1991), Saviani (2007) Dussel (1977, 1993), Quijano (2005) entre outros. Ademais, a fundamentação teórico-metodológica contempla questões imprescindíveis para se refletir acerca da Modernidade eurocêntrica e se aventar a possibilidade de reconhecimento da histórica da Educação Profissional como representativa das atividades sociais transformadoras. Isso porque, tem-se arraigado no processo de desenvolvimento histórico da educação profissional e tecnológica a clara e distinta separação de classes sociais e a degradante exploração do trabalho no âmbito das relações capitalistas. Será, portanto, imerso na complexidade das dinâmicas educativas, que este artigo apresenta importantes categorias de análises para se pensar o trabalho enquanto princípio educativo, bem como a efetivação de práticas educativas emancipatórias, sinalizando para a necessária reconstrução das particularidades históricas do ensino profissional integrado, humano, democrático e politécnico.

Biografía del autor/a

Fabrícia Pereira Nascimento, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e tecnólogica - ProfEPT - Instituição Associada IFNMG - campus Montes Claros.

Publicado

2021-04-17