Arquitetura escolar: um olhar sobre a infraestrutura e as condições de funcionamento de uma escola do campo de Serra do Ramalho/BA

Autores/as

  • INAIARA ALVES ROLIM UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ-UESC
  • Cândida Maria Santos Daltro Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

Palabras clave:

Arquitetura Escolar. Educação do Campo. Escolas do Campo. Precarização da Escola do Campo.

Resumen

Este estudo objetivou conhecer a estrutura arquitetônica e compreender quais as condições de funcionamento das escolas do campo, sendo analisadas as condições físicas, estruturais, administrativas e pedagógicas da escola do campo. Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e que utilizou como instrumento de coleta de dados a observação direta, entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica. Participaram dessa pesquisa a direção e os professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo, situada no Município de Serra do Ramalho/Bahia. Os dados coletados evidenciaram que as escolas do campo são carentes de um projeto arquitetônico que contemple as necessidades dos estudantes, tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem, com atividades e dinâmicas e segundo as especificidades socioculturais dos estudantes, quanto às condições de acesso à escola e aos seus espaços.

Biografía del autor/a

INAIARA ALVES ROLIM, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ-UESC

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; Professora da Educação Básica e Coordenadora de Educação do Campo no Município de Serra do Ramalho/BA.

Cândida Maria Santos Daltro Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora com dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Santa Cruz e atua como professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica, na Linha de Pesquisa Educação e Infância.

Publicado

2021-04-17