Arquitetura escolar: um olhar sobre a infraestrutura e as condições de funcionamento de uma escola do campo de Serra do Ramalho/BA
Palabras clave:
Arquitetura Escolar. Educação do Campo. Escolas do Campo. Precarização da Escola do Campo.Resumen
Este estudo objetivou conhecer a estrutura arquitetônica e compreender quais as condições de funcionamento das escolas do campo, sendo analisadas as condições físicas, estruturais, administrativas e pedagógicas da escola do campo. Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e que utilizou como instrumento de coleta de dados a observação direta, entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica. Participaram dessa pesquisa a direção e os professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo, situada no Município de Serra do Ramalho/Bahia. Os dados coletados evidenciaram que as escolas do campo são carentes de um projeto arquitetônico que contemple as necessidades dos estudantes, tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem, com atividades e dinâmicas e segundo as especificidades socioculturais dos estudantes, quanto às condições de acesso à escola e aos seus espaços.