DESNUCLEAÇÃO DE ESCOLAS DO CAMPO E A RESISTÊNCIA ÀS POLÍTICAS HEGEMÔNICAS: UMA ANÁLISE EM SERRA DO RAMALHO/BA
Palabras clave:
Nucleação de Escolas do Campo. Políticas Públicas para a Educação do Campo. Políticas Municipais Contrahegemônicas.Resumen
Esse artigo tem como objetivo discutir sobre a reversão do processo de nucleação que aconteceu no município de Serra do Ramalho/BA, entre os anos de 2017 a 2019, e a desnucleação dessas escolas em 2022. Apresenta uma reflexão a respeito de como este processo se constitui resistência às políticas hegemônicas que se fortalecem com a precarização das escolas do campo. Este estudo foi construído segundo os princípios da abordagem qualitativa, com o estudo bibliográfico sobre o tema, análise documental e levantamento de dados por meio de entrevista realizada com o representante da Secretaria Municipal de Educação. Este estudo evidencia a necessidade de repensar a escola do campo para abolir a prática excludente que é a nucleação/fechamento de escolas do campo. Essa situação possibilita o avanço de procedimentos de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a construção de uma formação emancipatória dos sujeitos do campo.