Bases teóricas e metodológicas para o ensino de teatro e interpretação teatral com destaques para formação pessoal, social e artística
Abstract
Neste artigo, são desenvolvidas considerações acerca de teorias da
Arte/Educação e metodologias utilizadas no ensino de Teatro na Educação Básica,
especificamente para jovens educandos do Ensino Médio. É apresentado inicialmente
o conceito de arte como experiência a partir das teorias de John Dewey e Paulo Freire
exposta através da leitura de Ana Mae Barbosa. Em seguida, apontamos questões
relacionadas à escolha em relação a abordagem instrumental e a abordagem estética
como uma opção que irá determinar todo o percurso criativo de uma montagem
didática e o resultado final do espetáculo. Então, discorremos sobre aspectos do
processo criativo; também dos aspectos cognitivos e pedagógicos da Arte; e, ainda,
sobre a proposta triangular do ensino de arte de Barbosa. Algumas metodologias para
treino de atores e não-atores e o ensino do Teatro também são discutidas. Alguns
autores são utilizados como fundamentação, a exemplo Barbosa (2012), Boal (2009),
Desgranges (2003), Duarte Jr. (1981), Japiassu (2001), Ostrower (2014) e Spolin
(2010, 2014). Finalizamos apontando para a importância de uma prática pedagógica
libertadora para o educando e todo o seu entorno.