Alfabetizar com Paulo Freire: um breve olhar sobre a investigação temática na EJA
Literacy with Paulo Freire: a brief look at the thematic research in EJA
Keywords:
Investigação temática; Palavra geradora; AlfabetizaçãoAbstract
Este artigo é o resultado de em estudo que propôs apresentar os caminhos percorridos na investigação para a construção dos temas geradores contidos em um universo temático mínimo do Método de Alfabetização de Paulo Freire. Esta pesquisa tem como foco: “Alfabetizar com Paulo Freire: um breve olhar sobre a investigação temática na EJA”. Baseia-se na investigação temática, por meio de visitas pedagógicas em salas de aula das turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Programa Alfabetiza Lapa, onde são extraídos temas geradores para, posteriormente, construir planejamento compatível com educação libertadora que propõe Freire. Fundamenta na produção de conhecimentos críticos que auxiliam os sujeitos a compreender e superar suas situações-limite, colocando a reflexão crítica sobre a realidade vivida pelo educando, a serviço da ação para transformar compreensões desta. Essa forma de investigar, leva em si os princípios da educação crítico-emancipatória, os educandos podem refletir sobre as condições em que vivem e trabalham. Para tanto, para a análise dos objetivos e coleta dos dados optou-se método materialismo histórico dialético com suas categorias, que por sua vez, estão imbricadas entre si e são fundamentais à compreensão real do homem no contexto social, nesta pesquisa o enfoque será na categoria contradição.