Alfabetizar com Paulo Freire: um breve olhar sobre a investigação temática na EJA

Literacy with Paulo Freire: a brief look at the thematic research in EJA

Autores

  • TIHARA RODRIGUES PEREIRA UESB/GEPEMDECC
  • Claudia Batista da Silva UESB
  • Solange Balisa Costa UESB
  • Arlete Ramos dos Santos UESB

Palavras-chave:

Investigação temática; Palavra geradora; Alfabetização

Resumo

Este artigo é o resultado de em estudo que propôs apresentar os caminhos percorridos na investigação para a construção dos temas geradores contidos em um universo temático mínimo do Método de Alfabetização de Paulo Freire. Esta pesquisa tem como foco: “Alfabetizar com Paulo Freire: um breve olhar sobre a investigação temática na EJA”. Baseia-se na investigação temática, por meio de visitas pedagógicas em salas de aula das turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Programa Alfabetiza Lapa, onde são extraídos temas geradores para, posteriormente, construir planejamento compatível com educação libertadora que propõe Freire. Fundamenta na produção de conhecimentos críticos que auxiliam os sujeitos a compreender e superar suas situações-limite, colocando a reflexão crítica sobre a realidade vivida pelo educando, a serviço da ação para transformar compreensões desta. Essa forma de investigar, leva em si os princípios da educação crítico-emancipatória, os educandos podem refletir sobre as condições em que vivem e trabalham. Para tanto, para a análise dos objetivos e coleta dos dados optou-se método materialismo histórico dialético com suas categorias, que por sua vez, estão imbricadas entre si e são fundamentais à compreensão real do homem no contexto social, nesta pesquisa o enfoque será na categoria contradição.

Biografia do Autor

TIHARA RODRIGUES PEREIRA, UESB/GEPEMDECC

estranda em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) professora da Educação Básica com vínculo efetivo na rede municipal de Bom Jesus da Lapa-BA Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); participa do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenado pela Professora Dra. Arlete Ramos dos Santos – do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, com registro na CNPq.

Claudia Batista da Silva , UESB

Mestranda em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) professora da Educação Básica com vínculo efetivo na rede municipal de Bom Jesus da Lapa-BA Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd);, participa do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenado pela Professora Dra. Arlete Ramos dos Santos – do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, com registro na CNPq.

Solange Balisa Costa , UESB

Mestranda em Educação pela UESB - Pedagoga, pela Universidade Estadual do Estado da Bahia - UNEB, com especializações em Psicopedagogia Institucional, Clinica e Hospitalar pela Escola de Engenharia de Agrimensura, Gestão Educacional pela Faculdade de Pitágoras de Belo Horizonte e Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano- IFBAIANO. Atualmente é professora da rede pública municipal, participa do Grupo de pesquisa GEPENDECC e desenvolve pesquisa no campo da EJA.

Arlete Ramos dos Santos , UESB

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP, Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Docente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB; Profa. do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (Gepemdecc/CNPq).

Publicado

2021-04-17