A contribuição de metodologias inovadoras para a construção do conhecimento matemático do educando nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Luana Fernandes de Oliveira IF Baiano

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo compreender como as metodologias inovadoras podem ser inseridas dentro do contexto da escola pública, de modo a contribuir para a construção do conhecimento matemático pelo educando. Para alcançar os objetivos foi utilizada a pesquisa qualitativa em educação, tendo como estratégia o estudo de caso, além disso, foram realizadas entrevistas com uma professora e dez alunos no 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Bom Jesus da Lapa – BA, além de observação e registro escrito das aulas de matemática desenvolvidas na turma. Foram constatadas dificuldades para a inserção de metodologias inovadoras, por falta de cursos de formação, apoio e materiais disponíveis na unidade escolar, bem como, dificuldades de aprendizagem por negligenciarem a matemática nos anos iniciais. Contudo, com investimento em formações e apoio aos profissionais da educação será possível apresentar-lhes os novos métodos de ensino e inseri-los em sala de aula, objetivando melhorias na educação pública.

Biografia do Autor

Luana Fernandes de Oliveira, IF Baiano

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Especialista em Educação Matemática pelo Instituto Federal Baiano (2019). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano (2021)

Publicado

2021-04-17