As culturas da infância no espaço escolar campesino
Palavras-chave:
Educação do campo; Cultura infantil; Brincar.Resumo
Este trabalho intitulado “As culturas da infância no espaço escolar campesino” teve como objetivo geral analisar como as culturas da infância se materializavam no espaço da educação infantil campesina e como objetivos específicos, compreender as crianças em suas culturas, bem como valorizar as crianças do campo em suas manifestações culturais. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com o objetivo descritivo, valendo-se do método da pesquisa-ação. As técnicas de coleta de evidências foram entrevistas e oficinas com rodas de conversa. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram crianças do 1º período (04 anos) da educação infantil, e de professoras do município de Paratinga-Ba. A pesquisa evidenciou por meio das narrativas infantis, que as crianças conhecem, nomeiam e valorizam a sua identidade campesina, que o brincar campesino acontece por meio do fazer pedagógico, valorizando a criança em sua cultura, experiências e modos de vida. No que diz respeito à formação de professores do campo, evidenciou-se que ocorre eventualmente, e os docentes compreendem a importância de contextualizar a realidade das crianças no fazer pedagógico, porém relatam a necessidade de uma formação mais centrada, com um currículo que contemple a educação básica do campo de qualidade.