EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAETITÉ/BA

Autores

  • Analívia Lopes Universidade do Estado da Bahia- UNEB
  • Jéssica Almeida Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Caroline Jezler Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Educação. Problemas ambientais. Instituições de ensino.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) tem grande importância por formar cidadãos conscientes com suas ações e preocupados com os problemas ambientais. Nas instituições de ensino, essa temática deve estar prevista no Projeto Político-Pedagógico (PPP), já que este é o documento norteador do trabalho institucional. Assim, objetivou-se analisar os PPPs de escolas de educação básica de Caetité-BA, nas diferentes etapas da educação. Para isso, as propostas de EA presentes nos PPPs de escolas de ensino fundamental e médio do município foram analisadas por meio de leitura dos documentos. Observou-se que a EA é abordada superficialmente, pois não foi constatado um plano concreto de abordagem e execução da temática na instituição, ou a EA não encontra-se inserida no PPP. Diante disso, a EA não é desenvolvida como esperado, com momentos de reflexão/conscientização ambiental e ações concentradas para que a geração futura possa ter um meio ambiente equilibrado e sustentável para a vida.

Biografia do Autor

Analívia Lopes, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI - Caetité-BA. Bolsista do programa Residência Pedagógica (PRP). Ex-voluntária do Projeto de Extensão - "Educação ambiental na educação básica: análise do currículo e de práticas educacionais em sistemas escolares de Caetité-BA" . Ex-bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID). Foi monitora de ensino voluntária do Projeto de Reforço do Museu do Alto Sertão da Bahia - MASB (2022).

 

Jéssica Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas (DCH-VI). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Cultura das Infâncias (GEPCI - CNPQ). Bolsista do programa Residência Pedagógica (PRP). Ex-bolsista do Projeto de Extensão (Educação ambiental na educação básica: análise do currículo e de práticas educacionais em sistemas escolares de Caetité-BA). Ex-bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID). Foi monitora voluntária no Projeto Social: Bonequinha Preta (2019).

Caroline Jezler, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Bióloga, professora Auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2010), mestra em Produção Vegetal pela UESC (2012), doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2016), licenciada pela Faculdade Integrada de Araguatins - Faiara (2016) e especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Única de Ipatinga (2020). Foi docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Guanambi, como professora substituta de 2016 a 2018. Posteriormente, atuou como professora substituta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI - Caetité-BA de 2018 a 2022. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal. Atua nos seguintes temas: Educação Ambiental, Anatomia Vegetal, plantas medicinais, estruturas secretoras, óleos essenciais e etnobotânica.

Publicado

2023-03-08