o O tratamento estatístico nos manuais didáticos de Matemática do 5° ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Palavras-chaves: Tratamento Estatístico; Manuais didáticos; Ensino Fundamental;Resumo
Esse artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, referente ao ano de 2019. Apresenta a abordagem do tratamento estatístico nos manuais didáticos de Matemática do 5° ano do Ensino Fundamental, adotado por uma escola municipal do interior baiano. Com o objetivo de compreender o tratamento estatístico nesses manuais, analisamos a natureza da abordagem estatística desse material, em específico, com o propósito de estabelecer a relação entre o tratamento estatístico apresentado e o processo de construção de competência crítica dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e, ainda, entender o processo de formação do letramento estatístico nesses manuais didáticos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho qualitativo cujos dados foram gerados nos manuais didáticos, levando-nos a construir uma análise documental para gerar, nortear e alcançar os objetivos propostos. Consultamos dois manuais distintos. Ao analisá-los, identificamos, no manual 1, um método direcionado de baixa complexidade em que o aluno consegue desenvolvê-lo sozinho; todavia, no tocante ao manual 2, os alunos desenvolvem as atividades junto com o professor, precisando de uma mediação e acompanhamento pedagógico desse profissional. Concluímos que a apresentação das atividades envolvendo tratamento estatístico nos manuais didáticos apresenta informações abstratas num nível de dificuldade simples e complexas, o que dificulta a linearidade conceitual, a interação saber-professor-aluno, os processos de ensino e a aprendizagem estatística nos anos iniciais.