Esquistossomose mansônica: uma questão de saúde e de educação

Autores

  • FRED DA SILVA JULIÃO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS
  • SILVANA BARBOSA DE SANTANA IF Baiano

Palavras-chave:

Registro dos dados; Schistosoma; Vale do Jiquiriçá

Resumo

Objetivou-se estudar a série histórica de esquistossomose mansônica em municípios baianos do Vale do Jiquiriçá no período de 2008 a 2015. Foram solicitados dados do Programa de Controle de Esquistossomose (PCE) às Secretarias de Saúde dos municípios de Cravolândia, Itaquara, Jaguaquara, Jiquiriçá, Laje, Mutuípe, Santa Inês e Ubaíra. Dos mesmos municípios buscaram-se registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) nos mesmos anos. Itaquara e Jiquiriçá não disponibilizaram os dados do PCE e não houve informação para Cravolândia e Jaguaquara no SINAN.  Foram registrados um total de 2.902 casos no PCE e 869 pelo SINAN no período de 2008 a 2015. Ubaíra foi o município com maior número de casos absolutos no PCE e também SINAN. Os números apresentados são altos para uma enfermidade debilitante e comumente limitante. É importante que as pessoas tenham o conhecimento que o Vale do Jiquiriçá é uma das áreas mais endêmicas de esquistossomose mansônica do estado da Bahia, oferendo riscos aos residentes e inúmeros visitantes que são atraídos pelas belas cachoeiras e rios. Sugere-se intensificar as ações de saúde com os diversos seguimentos do serviço público, em especial a educação, visando melhor controle da esquistossomose mansônica e melhoria da qualidade de vida da população em risco.

Biografia do Autor

FRED DA SILVA JULIÃO, IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS

Graduado em Medicina Veterinária (1999) e Mestre em Ciência Animal nos Trópicos (2004), ambos pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, área de concentração em Epidemiologia Molecular, pela FIOCRUZ/Bahia (2011). Atualmente é Professor do Instituto Federal Baiano no Campus Santa Inês, realizando atividades para os cursos de Técnico em Zootecnia, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Geografia.

SILVANA BARBOSA DE SANTANA, IF Baiano

Licenciada em Ciências Biológicas (Baiano Campus Santa Inês). Aluna do curso FIC de Educação Especial: reflexões e adaptações necessárias (IF Baiano Campus Santa Inês).

Publicado

2021-04-17