Educação do Campo: Aulas remotas e os desafios frente ao avanço da Covid-19 no estado da Bahia
Palavras-chave:
Palavras chave: Educação do Campo; Covid-19; Desigualdades Educacionais; Políticas PúblicasResumo
O presente artigo faz parte de uma pesquisa conduzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e Cidade - GEPEMDECC na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, que tem por objetivos discutir os reflexos da pandemia da Covid-19 e a retomada do ensino emergencial no estado da Bahia, no contexto da Educação do Campo. Nesse texto, analisamos os impactos da utilização das tecnologias no sistema educacional por meio do ensino remoto das atividades escolares de alguns municípios baianos. Para isso, foi realizado um estudo sobre a Educação do Campo, observando a legislação estadual da Bahia, bem como regulamentação educacional com a propagação do Coronavírus. O percurso metodológico se deu a partir de pesquisa quali-quantitativa e bibliográfica, cujos instrumentos de coleta de dados foram à legislação, e por meio de questionários, utilizando o aplicativo de formulário do Google com docentes da educação básica e superior. Os resultados da pesquisa constataram carências nos investimentos de políticas públicas educacionais e, principalmente, na Educação do Campo. Além disso, está clara a predominância da precarização do trabalho docente, por meio de contratos de trabalhos temporários. Portanto, para enfrentar a pandemia vivenciada no nosso cotidiano fez-se necessário o uso de tecnologias e o ensino remoto, e a falta de acesso a estas evidenciou as desigualdades educacionais e sociais, que são características do sistema capitalista imposto.