Modos de participação da comunidade rural de Pedra Negra da Extrema- Barra- BA na constituição da educação escolar
Palavras-chave:
Educação do/no Campo. Resistência. Escola do campoResumo
Este trabalho, intitulado “Modos de participação da comunidade de Pedra Negra da Extrema- Barra- BA na constituição da escola do campo”, teve como objetivo geral discutir os modos de participação da comunidade no processo de constituição da escola do campo, analisando, portanto, o processo de resistência e participação da comunidade de Pedra Negra da Extrema, Barra- BA, na constituição da escola pública do campo; o objetivo geral desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: apontar os referenciais teóricos, bibliográficos, normativos e legais que tratam da Educação do Campo, para melhor compreensão do fenômeno pesquisado; compreender em que medida a Educação do Campo tornou-se uma bandeira de militância para os pais e mães da comunidade de Pedra Negra da Extrema; e discutir e (re)construir coletivamente os modos de participação das famílias de Pedra Negra da Extrema para a constituição de uma escola do/no campo de qualidade. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, privilegiando a pesquisa-ação, por meio do diagnóstico e de oficinas com a comunidade in loco. Os resultados apontam para a compreensão de que não se faz educação do/no campo sem a participação efetiva do povo camponês.